Prefeitura reforça higienização de ruas e pontos de ônibus no combate à Covid-19
02/04/2020 11:07 em Variadas

Em dias normais, existem locais na cidade que, facilmente, aglomeram muitas pessoas em deslocamento para diversas atividades, incluindo o trabalho. Nessa época de pandemia mundial, e como o município do Rio Grande foi o primeiro a adotar medidas de prevenção contra o novo coranavírus, causador da Covid-19, a Prefeitura tem reforçado as ações de limpeza e higienização de ruas com grande fluxo de pessoas, os terminais urbanos de transporte coletivo, como o da Praça Tamandaré, diversas paradas de ônibus, além dos arredores dos hospitais da cidade.

Todo o trabalho é executado, desde que as primeiras medidas foram adotadas pela Prefeitura, há cerca de duas semanas.  A ação é realizada por 220 homens da Secretaria de Município de Controle e Serviços Urbanos (SMCSU), diariamente. O trabalho vai continuar, de forma mais intensa, até o fim da pandemia no município, afirma o secretário da SMCSU, Dirceu Lopes.

Ele explica que esse serviço vai perdurar “enquanto estivermos num estado de exceção”, ou seja, “até o momento em que vivermos sobre o perigo do novo coronavírus”. Dirceu acrescenta que “é uma ação para salvaguarda da vida, não vai ser uma ação corriqueira”. Em períodos normais e a cada quatro cinco meses, a Secretaria executa uma limpeza geral nesses locais. Agora, “essa ação ocorre porque há essa pandemia”. Todos os dias da semana e em duas oportunidades, os trabalhadores vão realizar esse trabalho, que pode vir a aumentar, de acordo com o avanço do coronavírus na cidade do Rio Grande.

Além das ruas com grande fluxo de pessoas, a ação é desenvolvida em pontos de ônibus que vão da Junção até o Trevo, assim como nos terminais do Cassino, na Rua Hidroviária. “É feita uma higienização total.” Totalmente equipados com luvas e macacões (EPIs – Equipamentos de Proteção Individual), os trabalhadores da Secretaria utilizam uma série de materiais de limpeza, como cloro, concentrados, detergentes e barrilha, tudo na proporção correta.  Nos lugares de maior fluxo de passageiros, como o Terminal da Praça Tamandaré, são utilizadas vassouras para uma limpeza ainda mais rigorosa e eficiente.

Todo o trabalho é executado com o apoio de quatro caminhões pipas, duas caminhonetes, mais um trator da Secretaria de Município do Desenvolvimento Primário (SDP). A higienização e limpeza é uma ação integrada da Prefeitura, coordenada pela SMCSU, e desenvolvida com o apoio de outras secretarias de governo, além do Exército e da Marinha.  Todos os 220 homens que atuam nesse trabalho foram deslocados de outras tarefas da SMCSU.

Assessoria de Comunicação PMRG

COMENTÁRIOS