Rio Grande ingressa na Regional Pelotas do Samu
Início das atividades de regulação está previsto para o dia 25
Publicado em 15/08/2025 10:25
Variadas

A Central de Regulação das Urgências (CRU) de Pelotas já dispõe de capacidade estrutural compatível às exigências decorrentes da ampliação populacional, em virtude da inclusão de Rio Grande nesta Regional. A afirmação consta em ofício encaminhado pela coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) à 3ª Coordenadoria Regional de Saúde. O início das atividades de regulação do município vizinho está previsto para o dia 25.

O ingresso de Rio Grande promoveu a readequação do quadro da Central de Regulação das Urgências, abrangendo médicos, telefonistas auxiliares de regulação médica e rádio-operadores. Na prática, Pelotas só vai regular. Todo o processo será via telefone, proporcionando atendimento com mais agilidade para a população de Rio Grande que, até então, era atendida pela Regulação do Estado, de Porto Alegre.

“A ligação de Rio Grande para o 192 caía em Porto Alegre. A partir da meia-noite do dia 25, será direta para Pelotas e os nossos médicos de plantão orientarão o caso. Rio Grande relatava certa dificuldade em relação à regulação do Estado, devido à demora para completar as chamadas e a referências, já que os médicos da capital não conhecem a região, os bairros, enfrentando limitações para viabilizar o atendimento. Há anos o município vizinho manifesta interesse em ingressar na central de Pelotas”, enfatiza o coordenador geral do Samu e diretor da Rede de Urgência e Emergência local, enfermeiro Marcelo Rodrigues da Rosa.

Neste ano, Rio Grande intensificou contatos com a Rede de Pelotas, reiterando a solicitação para fazer parte da regulação local. “Fizemos adequações, ajustes, e aumentamos médicos – à noite serão três e, no dia, quatro - para dar o suporte necessário. São profissionais que conhecem a cidade, os bairros. Isso qualificará o atendimento. Aqui, está tudo pronto. Nossa ambulância não vai até lá, pois o próprio município conta com base avançada”, explica o coordenador Marcelo.

A CRU de Pelotas regulava 11 municípios. Com o ingresso de Rio Grande, passa a 12. Marcelo da Rosa salienta que as ligações de Rio Grande, pelo 192, serão atendidas com agilidade, garantindo mais qualidade na prestação do serviço. O Samu ganha com esse avanço e, também, aumenta o incentivo financeiro para a Central Regional, que concentra todos os médicos e equipamentos.

ASSESSORIA PMRPEL

 

Comentários