Em seus primeiros dias de evento, a 31ª Fenadoce já começou a superar as expectativas. Entre os dias 16 e 20 de julho, a feira recebeu 87 mil visitantes, contabilizando 603 mil doces vendidos, números que são celebrados pela comissão organizadora e que demonstram a força da tradição doceira. O evento segue até o dia 03 de agosto, em Pelotas/RS, e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria local ou online.
Daniel Centeno, membro da comissão organizadora da feira e Conselheiro Gestor da CDL Pelotas, entidade realizadora da Fenadoce, destaca que os dados positivos representam muito mais do que se pode imaginar. “Se multiplicarmos cada visitante por muitos outros a quem eles vão indicar a Fenadoce e tudo aquilo que eles viveram de positivo na nossa região, temos muitos motivos para comemorar e acreditar que esse evento impulsiona Pelotas e a zona sul não apenas nesta época, mas durante o ano inteiro. O legado de cada edição da feira é de muito desenvolvimento através da nossa cultura, do turismo e da arte local”, comenta.
A Feira da Agricultura Familiar, com 70 estandes, também comemora os bons resultados: até domingo, 20, foram R$ 490 mil em volume de negócios. O espaço é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) através do Governo do Rio Grande do Sul, Emater/RS, Fetag/RS e CDL Pelotas.
Neste ano, a Fenadoce reúne um total de 243 estandes divididos entre 157 expositores. Na Cidade do Doce, são 44, enquanto a Praça de Alimentação conta com 20 estandes. Daniel Centeno explica que a procura por estandes de montagem especial, que demandam uma área maior, aumentou de forma significativa.
“Esse é um ponto positivo a se observar, porque representa que as empresas que participam da Fenadoce retornam no ano seguinte, mas não apenas isso: a cada ano elas solicitam um espaço ainda maior e criam ambientes personalizados que transformam ainda mais a experiência dos nossos visitantes e melhoram a qualidade do que é oferecido”, explica o Conselheiro Gestor.
Com quase 50 anos de carreira, o palhaço Bebé é sucesso e arranca gargalhadas por onde passa. O público lotou a Praça de Alimentação para assistir ao show que integra a programação da Fenadoce Cultural, da 31ª Fenadoce.
Show como do palhaço Bebé famoso da região sul do estado apresentou mais um espetáculo que misturou histórias, piadas e interação com o público, na noite da última segunda-feira (21). Natural de Ponta Grossa/PR, o ator José Ricardo de Almeida, dono do personagem “palhaço Bebé”, atua na região sul desde os anos 90 e conquistou um público fiel. “Estar aqui no palco da Fenadoce é como se fosse o Óscar pra mim, fico muito lisonjeado”, comenta.
Tatielen Uria (33) veio com o marido e os amigos para assistir ao show e acompanha o trabalho de José Ricardo há muitos anos. “Vejo ele como um patrimônio de Pelotas, da região e adoro as apresentações, mas confesso que tenho medo de sentar bem nas primeiras filas, já que ele costuma brincar bastante com os espectadores”, destaca.
Depois de se tornar destaque nas festas juninas por todo o Brasil, o bombom do amor ou morango do amor, chegou nas docerias da 31ª Fenadoce e já conquistou espaço entre os doces mais procurados do evento ao lado dos tradicionais doces finos. A combinação entre morango, brigadeiro de leite condensado e o caramelo virou tendência em 2025 e tem atraído o paladar de quem visita a feira neste ano.
Na Cidade do Doce, diversas doceiras já aderiram à tendência e passaram a produzir o novo doce, aproveitando a popularidade da iguaria. Uma das pioneiras a apostar na novidade foi a Doces Santa Clara. A proprietária da doceria, Elaine Sturbelle Beick, compartilhou que antes da feira chegou a pensar em qual novidade traria para essa edição: “Fiz algumas pesquisas nas redes nas redes sociais e vi que essa era uma grande oportunidade, esse produto já estava no meu catálogo anos anteriores, a diferença é que no nosso doce nós não colocávamos corante vermelho no caramelo. A procura é tanta, que não conseguimos dar conta.”
Depois de se tornar destaque nas festas juninas por todo o Brasil, o bombom do amor ou morango do amor, chegou nas docerias da 31ª Fenadoce e já conquistou espaço entre os doces mais procurados do evento ao lado dos tradicionais doces finos. A combinação entre morango, brigadeiro de leite condensado e o caramelo virou tendência em 2025 e tem atraído o paladar de quem visita a feira neste ano.
Na Cidade do Doce, diversas doceiras já aderiram à tendência e passaram a produzir o novo doce, aproveitando a popularidade da iguaria. Uma das pioneiras a apostar na novidade foi a Doces Santa Clara. A proprietária da doceria, Elaine Sturbelle Beick, compartilhou que antes da feira chegou a pensar em qual novidade traria para essa edição: “Fiz algumas pesquisas nas redes nas redes sociais e vi que essa era uma grande oportunidade, esse produto já estava no meu catálogo anos anteriores, a diferença é que no nosso doce nós não colocávamos corante vermelho no caramelo. A procura é tanta, que não conseguimos dar conta.”
Segundo o visitante Alan Freitas, que esteve presente na Fenadoce na quinta-feira, 24, o bombom já entrou para o topo da lista dos seus doces preferidos. “Ele está empatado com o quindim e olha que esse é um dos meus doces preferidos. Não sei explicar, o caramelo faz toda a diferença e por incrível que pareça não fica enjoativo. Não acho que essa será apenas uma moda passageira, imagino que tenha vindo para ficar.”
Assessoria FENADOCE