No último 20 de maio, o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) comemorou 31 anos de atuação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mais do que uma data simbólica, o aniversário celebra a consolidação de um espaço fundamental na promoção da assistência educacional e em saúde, reafirmando seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes.
Criado em 1994 no Campus Carreiros, em uma parceria entre a FURG e a Prefeitura Municipal do Rio Grande, o Caic reúne, em um mesmo ambiente, a Escola Municipal Cidade do Rio Grande, a Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Romeu Selistre Sobrinho e uma série de projetos de extensão universitária. Essa integração permite uma atuação multidisciplinar e contínua, fortalecendo a defesa dos direitos da infância e beneficiando não apenas os estudantes, mas também suas famílias e a comunidade do entorno.
A diretora do Centro, Elaine Nogueira da Silva, destaca que, ao longo dessas três décadas, o Caic tem se consolidado com um olhar atento e sensível para o cuidado integral com crianças e adolescentes. “O nosso objetivo é trazer as famílias mais para a escola, de forma que a gente possa colaborar com a saúde das crianças também, porque se as famílias estão distantes, nós não conseguimos fazer essa articulação de forma adequada”, afirma.
Débora Amaral, pró-reitora de Extensão e Cultura da FURG, tem uma relação especial com o Centro, onde já atuou anteriormente. Para ela, o Caic representa um espaço de pertencimento. “Este Centro que traz em seu nome a palavra ‘integral’ é um espaço de ser, de estar, de proteção e de acesso a direitos. É um lugar que nos permite rejuvenescer os sonhos, as lutas e a esperança”, destaca.
No último sábado, 17, o Caic promoveu uma celebração especial com estudantes, famílias e profissionais que atuam no espaço. Diversas atividades foram promovidas, reforçando o espírito coletivo e a valorização do trabalho realizado ao longo dessas três décadas. Nesta terça-feira, 20, a comemoração continuou com homenagens na escola, parabéns cantados pelos estudantes e distribuição de bolo e cachorro-quente. "Agradecemos ao Sicredi e à Faurg, que possibilitaram o lanche e o bolo de aniversário, e aos professores e servidores que se dedicaram para que essa comemoração dos 31 anos fosse realizada com muita alegria e amorosidade", acrescenta Elaine.
Preciso agradecer o Sicred e a Faurg que possibilitaram o lanche e o bolo de aniversário e, também, os professores e servidores que se dedicaram para que comemorássemos os nossos 31 anos com muita alegria e amorosidade.
Maio Laranja e a defesa diária dos direitos infantojuvenis
O aniversário do Caic ocorre em um mês de mobilização nacional pela proteção da infância. O Maio Laranja chama a atenção para o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, com destaque para o dia 18 de maio – instituído pela Lei Federal 9.970/00 como o Dia Nacional de Combate a essas violências. No Caic, esse compromisso é vivido cotidianamente nas salas de aula, nos corredores da unidade de saúde e nas iniciativas de extensão que conectam universidade, escola, famílias e comunidade.
Para Elaine, fortalecer os laços entre a escola e as famílias é uma estratégia essencial nesse processo contra as violências. “Infelizmente, essa é uma realidade presente em todos os lugares, inclusive aqui. Por isso, criamos uma caixa de sugestões na portaria, onde as famílias podem indicar temas sensíveis que gostariam de discutir. Esses assuntos são trabalhados em encontros que promovemos tanto com os pais quanto com os estudantes”, explica.
Aos 31 anos de história, o Caic segue reafirmando seu compromisso em ser um espaço de cuidado, pertencimento e transformação social e como um projeto de integração que se renova todos os dias com o apoio da comunidade, o engajamento das famílias e o compromisso diário de seus profissionais.
ASSESSORIA FURG