A Secretaria de Município da Saúde (SMS) do Rio Grande contabilizou 2.181 doses da vacina contra a gripe Influenza aplicadas na campanha realizada no sábado (10), durante o Dia D de imunização. Atualmente, o Município apresenta uma cobertura vacinal geral de 26,77% contra a gripe e os idosos representam o maior percentual de imunizados por grupo prioritário. São 33,35% de idosos acima de 60 anos já vacinados. Crianças de seis meses a menores de seis anos somam 9,80% do total geral e as gestantes são 18,16%.
No sábado, a distribuição das doses atendeu 996 idosos, 270 crianças de seis meses a menores de seis anos e cinco gestantes. Pessoas dos demais grupos prioritários vacinadas foram 910. A ação no Dia D envolveu todos os postos de Saúde, que abriram pela manhã e à tarde, o Posto IV, os dois shoppings da cidade, Praça e Partage, onde trabalharam equipes da Saúde, garantindo amplo acesso à população.
Outro ponto de vacinação foi no Largo Dr. Pio, onde uma unidade móvel vacinou mais de uma centena de pessoas. Além disso, foram realizadas ações estratégicas em outros pontos de grande circulação, a Casa de Estudantes, bem como em escolas, vacinação em domicílio e localidades com concentração de pessoas dos grupos prioritários.
A imunização vai continuar no Município, e a secretaria reforça que a vacinação contra gripe é essencial para prevenir complicações graves, internações e até óbitos, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. “A vacina é segura, eficaz e continua disponível em todas as unidades de Saúde do Rio Grande, durante o horário de atendimento destes locais”, lembra a superintendente da Vigilância em Saúde da SMS, Michele Meneses. Ela destaca o empenho das equipes envolvidas e a adesão da população, que contribuíram para o sucesso da campanha. “Com esse esforço coletivo, o Dia D foi um êxito, reforçando o compromisso do Executivo com a proteção e a promoção da saúde pública.”
GRUPOS PRIORITÁRIOS
Confira a lista dos grupos prioritárias para vacinação contra a gripe Influenza: crianças entre seis meses e seis anos; idosos com 60 anos ou mais; gestantes; população indígena e quilombola; trabalhadores da área da Saúde; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); professores/as dos Ensino Básico e Superior; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Salvamento, de Segurança e das Forças Armadas. Também estão incluídos: pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente de idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
ASSESSORIA PMRG