Na manhã deste sábado, 05, dando continuidade às atividades do Abril Azul, mês de conscientização do autismo, foi realizada uma caminhada em prol da inclusão e visibilidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento teve início no Largo Dr. Pio, contornou a Praça Tamandaré e finalizou em frente à Prefeitura Municipal.
A iniciativa foi promovida pela Coordenadoria Municipal da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades - COMDAH e pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades - COMDES, em parceria com o Coletivo Autistas Crescem, e com o apoio da Secretaria de Relações Institucionais e Comunitárias. A caminhada reuniu mães atípicas de diversas organizações e pessoas com autismo, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da inclusão social.
No final do trajeto, os participantes foram recepcionados em frente à Prefeitura, onde a equipe do Tudo Fácil ofereceu atendimentos, fornecendo orientações sobre a documentação necessária para a confecção e atualização da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA - CIPTEA, além de outros serviços informativos. A Ouvidoria da Prefeitura também esteve presente, ouvindo a comunidade e registrando demandas a respeito de políticas públicas e necessidades das pessoas com deficiência. A COMDAH também esteve realizando atendimentos e explicando um pouco mais sobre a agenda de inclusão social, prevista para o município.
Visita à Fototeca Municipal Ricardo Giovannini
Após a caminhada, a Fototeca Municipal Ricardo Giovannini abriu suas portas para receber as mães atípicas e as pessoas com autismo. Segundo a secretária adjunta de Relações Institucionais e Comunitárias, Thais Saggiomo, "foi aberto um espaço de acolhimento na Fototeca para as pessoas com TEA e as mães atípicas, com material lúdico disponível, informativos, e o acompanhamento da servidora Gianne Atallah, que fez a apresentação do espaço, para que todos pudessem aprender um pouco mais sobre as fotos e a história do município”.
O calendário do Abril Azul segue durante todo o mês, com ações como rodas de conversa com temáticas inclusivas, blitz educativas, seminários, palestras, jantar inclusivo, encontro de mães atípicas, entre outras atividades.
ASSESSORIA -- PMRG