É importante o reforço aos cuidados desde cedo com a saúde bucal
20/03/2019 08:55 em Variadas

A Secretaria da Saúde (SES) reforça a importância dos cuidados com os dentes, desde a infância até o final da vida, à véspera do Dia Mundial da Saúde Bucal. Esta data foi instituída pela Federação Dentária Internacional (FDI) e tem por objetivo diminuir os índices de cáries e de doenças periodontais, além da perda de dentes.

A coordenadora da seção de Saúde Bucal da SES, Tatiana Lafin, alerta: “A cárie é uma doença infecciosa, muito comum e precisa ser controlada”. Segundo ela, esse controle é feito pela correta higienização dos dentes e da gengiva. “Todas as vezes que nos alimentamos, devemos escovar os dentes e, sempre que possível, usar o fio dental”, enfatiza. Ela explica que muitas doenças podem ser decorrentes da má higiene bucal, como a leucemia, o diabetes, as doenças autoimunes e as anemias.

Para prevenção e atendimento odontológico à população, a SES desenvolve ações de coordenação e monitoramento de 1.035 equipes de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Cada equipe é formada por dentista, auxiliar e técnico em odontologia. São 371 municípios com este atendimento.

De acordo com a coordenadora, o estado conta com 3.177 cirurgiões-dentistas atuando em toda a rede de saúde pública dos municípios. “Temos profissionais, inclusive, na área da educação, por meio de uma parceria com o Programa de Saúde na Escola (PSE).” Esse programa promove ações integrais, de educação e saúde, voltadas a crianças, adolescentes, jovens e adultos nos diferentes níveis da rede de ensino público (creche, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio).

O RS possui também 37 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) com procedimentos de endodontia (tratamento de canal), cirurgia oral maior, periodontia (doenças de gengiva), estomatologia (câncer bucal) e atendimento a pacientes com deficiência. “O acesso dos usuários a esses centros ocorre por intermédio da Atenção Primária”, avisa Tatiana.

O RS conta ainda com 91 Laboratórios Regionais de Prótese Dentária.

Escovas de dentes

A SES realiza, de forma continuada, a distribuição de escovas de dentes em apoio a atividades educativas e preventivas nos municípios. Em 2019 será distribuído um total de 50 mil escovas para as secretarias municipais de saúde. “Em 2018, distribuímos 20 mil escovas. E em 2019, temos um acréscimo de 30 mil”, comemora a coordenadora.

A distribuição é realizada por meio das 19 Coordenadorias Regionais de Saúde.

Secom / Governo do RS

COMENTÁRIOS